Controle do Xbox é usado em tanque de guerra

Tecnologia

Joysticks já foram utilizados para aplicações militares até estudo de medicina; veja lista com os tipos de usos mais diferentes


Os controles de videogame foram elaborados para serem a principal forma de interação entre os usuários e os jogos dos consoles. Entretanto, graças ao seu design, usabilidade e valor reduzido, algumas vezes eles também foram usados em projetos que não envolviam games. No fim de julho, o jornal americanoThe Washington Post publicou uma notícia sobre um tanque de guerra israelense que chamou bastante atenção na Internet por ser controlado por um joystick de Xbox. 

Outro destaque é um software de segurança com um robô operado por um controle de PlayStation. Segue uma lista com cinco usos mais inusitados de controles de videogame a seguir. 

Controles de PlayStation e Xbox já foram adaptados para outros usos até por militares — Foto: Reprodução / Thomas Schulze
Controles de PlayStation e Xbox já foram adaptados para outros usos até por militares — Foto: Reprodução / Thomas Schulze 

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1. Tanque de guerra operado por um controle de Xbox

O Carmel, à primeira vista, pode parecer um tanque de guerra convencional. Entretanto, no seu interior ele tem um item bastante incomum: um controle de Xbox que é responsável por operar várias das suas funções, inclusive a direção e o sistema de armas. O protótipo foi elaborado por engenheiros das Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI) junto com jogadores e tem como intuito oferecer uma melhor experiência de usuário para soldados novatos. 

O interior do tanque conta com um display panorâmico, telas de controle individuais e controles de Xbox — Foto: Divulgação/Israel Defense
O interior do tanque conta com um display panorâmico, telas de controle individuais e controles de Xbox — Foto: Divulgação/Israel Defense 

O controle do Xbox foi escolhido pela sua leveza e portabilidade. A IAI também utilizou princípios dos videogames na sua interface, usando ícones e um layout similar ao de um jogo para exibir as informações. Nas telas, os usuários podem visualizar o mapa, registros de armazenamento de munição e as armas disponíveis. 

Essa não é a única ligação do Carmel com videogames. O seu sistema de Inteligência Artificial foi treinado usando como uma das suas principais fontes a IA do jogo de estratégia StarCraft 2, que foi integrada ao veículo com a engine Unity e a plataforma VBS. 

2. BodyViz: Estudando a anatomia humana com um controle de Xbox 360

O controle de Xbox 360 é utilizado até nas versões mais recentes do software de estudo anatômico BodyViz — Foto: Divulgação/BodyViz
O controle de Xbox 360 é utilizado até nas versões mais recentes do software de estudo anatômico BodyViz — Foto: Divulgação/BodyViz 

O BodyViz é um software de aprendizado de anatomia que transforma raios X, ressonâncias magnéticas e ultrassons em imagens 3D vívidas e interativas. Ele é muito usado por médicos na preparação para cirurgias invasivas. Anteriormente controlado por mouse e teclado, o BodyViz passou a permitir que médicos utilizassem um controle de Xbox 360para navegar pelo corpo humano, visualizando as artérias, vasos sanguíneos e órgãos com muito mais facilidade. Graças ao design do controle, ficou muito mais fácil girar, dar zoom e visualizar a anatomia virtual do paciente. 

3. Controle de PlayStation usado em software de segurança

Robô da iRobot podia ser operado remotamente usando um controle de PlayStation — Foto: Reprodução/BBC
Robô da iRobot podia ser operado remotamente usando um controle de PlayStation — Foto: Reprodução/BBC 

A antiga divisão de Defesa e Segurança da fabricante de robôs iRobot também utilizou um joystick de videogame com fins militares. O robô Pack-bot, usado para eliminação de bombas, era controlado por um Console de Comando Portátil que pesava 20 kg. 

A sua utilização se tornou muito mais simples quando o antigo console foi substituído por um laptop reforçado com um controle de PlayStation ligado a ele. A mudança, além de tornar a utilização do robô mais prática, também tornou o tempo de treinamento de operadores muito menor, já que muitos deles já tinham horas de experiência com o manuseio de controles de videogame. 

4. O robô da NASA controlado por Kinect e realidade virtual

Usando o Kinect do Xbox One, tecnologia permite controlar um braço robótico a milhões de quilômetros de distância — Foto: Reprodução/Windows Central

Usando o Kinect do Xbox One, tecnologia permite controlar um braço robótico a milhões de quilômetros de distância — Foto: Reprodução/Windows Central 

Um projeto da NASA de 2013 apostou em tecnologias de videogame para ajudar na exploração espacial. O Laboratório de Propulsão a Jato pertencente à agência espacial norte-americana desenvolveu um sistema para controlar um robô à distância usando o headset de realidade virtual Oculus Rift e o controle Kinect. O Oculus Rift permitia que o operador visualizasse o braço do robô como se fosse o dele e o Kinect realizava a movimentação. 

Os robôs já eram controlados por joysticks anteriormente, mas muitos usuários tinham dificuldade de controlar o braço do robô com um controle convencional, já que o mapeamento dos seus botões e eixos não eram muito intuitivos naquela situação. O projeto de robô foi usado como um protótipo para o desenvolvimento de novas tecnologias com dispositivos semelhantes.

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